Provador virtual | Conheça mais essa funcionalidade

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Essa semana a Best Fit trouxe uma explicação completa sobre o provador virtual que trouxe uma nova experiência de compra para os nossos clientes. A seguir, confira a entrevista com Janderson um dos CEOs da SizeBay, que faz o trabalho em conjunto.

“Nosso algoritmo deduzirá qual é o melhor tamanho de roupa para o cliente” diz Janderson.

1)      Sobre inovações, quais conselhos você diria para alguém começar a implantar uma inovação?

Primeiro de tudo é entender que não é por que algo é novo ou inusitado é inovador. Inovação ao meu ver tem que ter uma aplicação prática e realmente, fazer diferença e sentido para as pessoas. Sendo assim, o primeiro seria identificar qual o problema real que sua solução inovador busca atender.

O segundo passo, seria observar e validar se aquele problema realmente existe e se é algo relevante para as pessoas. Muitos empreendedores / inovadores gastam muito tempo tentando criar solução para um problema que o público nem se quer percebe como tal. Neste ponto, o empreendedor tem que sair do prédio () e observsar de perto como as pessoas lidam com aquele problema.

Se a partir da obervação ficar claro que o problema é real (para os usuários), o terceiro passo seria gerar ideias para resolver o problema (brainstorm). E depois disto, prototipar (criar um experimento que simulem como a solução vai funcionar). Nesta fase é bem bacana conversar com as pessoas que lidam com o problema para verificar com elas a aderência da solução.

O quarto passo seria criar o que agente chama de MVP (o Mínimo Produto Viável). Transformar aquela ideia validada com o grupo de usuários num produto (ainda embrionário) que consiga entregar o máximo de valor para o cliente com o menor esforço / investimento possivel para que possa testar a adesão das pessoas e também o mercado. Lembrando que um produto só é produto quando é usado pelos clientes, por isto além do produto deve-se criar uma estratégia de distribuição, preço e de atendimento para que o serviço chegue ao usuário final.

quinto passo não acaba nunca! É o processo de melhoria da solução que envolve análise de uso da mesma, aderência da solução ao mercado (market fit) e a melhora do serviço até se tornar um produto completo. É comum que independente da fase, agente retorne a fases anteriores e isto ocorre também para novas features!

 

Livros bacanas para indicar dos quais formaram esta minha visão:

  • De Zero a Um. O que Aprender Sobre Empreendedorismo com o Vale do Silício (Peter Thiel)
  • Do Sonho à Realização em Quatro Passos. Estratégias Para a Criação de Empresas de Sucesso (Steven Gary Blank)
  • A Startup Enxuta (Eric Ries)
  • REINVENTE SUA EMPRESA (JASON FRIED)

2)      Como você resume a experiência atual de compra online?

Existem muita coisa boa acontecendo,  as pessoas estão comprando mais e cada dia novos compradores online vão surgindo tirando aquela predominância de “compradores descolados e tecnológicos”. Isto tá obrigando as empresas a repensarem a experiência do usuário, pois o público de “descolados” está acostumado com tecnologia e resolve bem, porém quem está entrando agora, para comprar precisa ter uma experiência muito mais próxima e real do que “virtual”.

Lojas “virtuais” esquecem muitas vezes que o consumidor é real e tem necessidades reais de experiência mesmo que através do computador. Muitas lojas, especialmente as de moda tem falhado nisto já que diferente de eletrônicos por exemplo, roupa é algo que se compra com o corpo todo (visão, toque, espelho, provador, opinião da atendente, etc..) e não, apenas com cabeça (preço e características técnicas).

Percebo que a maioria dos ecommerces de moda ainda não se antenaram para isto. Investem muito em lojas físicas maravilhosas, cheias de experiência e contato e reservam para seu ecommerce, apenas um layout bacana em cima de uma plataforma de e-commerce básica. Não investem em imagens (que na ausência de toque físico, são os itens mais importantes para o consumidor ter um experiência com o produto) nem com conteúdo (que é o vendedor silencioso do ecommerce) nem se preocupa em estar próximo ao consumidor (chat, vídeos, orientações).

Ou seja tratam o ecommerce como uma ferramenta de vendas e não como a expressão e identidade de sua marca através da internet.

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A Best Fit foi criada em 2008 com o objetivo de oferecer produtos e artigos diferenciados, de uma maneira diferenciada. Nosso foco, desde o início, foi oferecer artigos esportivos, moda fitness e beachwear com alta qualidade e com a excelência no atendimento, o que só foi possível com a parceria dos melhores fornecedores do mercado e com o desenvolvimento constante de uma equipe comprometida, envolvida e atenta à satisfação do cliente. Oferecemos os melhores produtos, contribuindo para a qualidade de vida por meio das práticas esportivas! Além de uma grande variedade de roupas para fitness e artigos esportivos, a Best Fit tem um atendimento diferenciado, no ritmo do seu treino!

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