Os benefícios do Pilates e a vida Fitness

0
103

Manter o corpo em movimento é um dos principais desafios da atualidade. Com uma rotina sempre acelerada, temos dificuldade em conseguir um espacinho na agenda para a prática de atividades físicas. Ainda assim, é necessário dar uma pausa no nosso dia a dia para exercitar corpo e mente. Só assim é possível nos manter em movimento para uma vida fitness, saudável e muito mais leve.

Diante das inúmeras alternativas de atividade física, o Pilates vem se destacando cada vez mais nos últimos anos. Excelente opção para quem não gosta de praticar corrida, caminhada ou musculação, ele é um método democrático e altamente acessível. Porém, mesmo com tanta visibilidade, muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito dos exercícios e dos benefícios do Pilates.

O que é Pilates?

Criado na década de 1920 pelo alemão Joseph Pilates, que buscava se fortalecer diante das enfermidades que ele possuía, o Pilates é uma técnica de exercício físico que aproveita o peso do próprio corpo para a sua execução, reeducando os movimentos para um total condicionamento físico e mental.

O mais legal dessa atividade é que ela é praticada respeitando a capacidade de cada indivíduo, sempre acompanhada por um profissional de Fisioterapia ou Educação Física – que tem conhecimento suficiente para propor o treino ideal para os diferentes casos e necessidades.

O diferencial dos exercícios de Pilates é que eles não têm alto impacto, promovendo menor desgaste das articulações e dos músculos. Por isso, o método é considerado democrático, já que pode ser praticado por crianças, adultos, idosos e gestantes. Uma aula de Pilates é indicada não só para quem busca uma vida fitness, mas também para quem necessita de reabilitação física ou busca melhora na força e na flexibilidade do corpo.

Respiração, Fluidez, Concentração, Controle, Centro de Força e Precisão são os seis princípios do Pilates, que visam o completo equilíbrio entre o corpo, trabalhando as partes com consciência, técnica e precisão de movimentos.

Afinal, quais os benefícios do Pilates?

Por trabalhar todas as partes do corpo, o Pilates é uma atividade que traz inúmeros benefícios para quem a pratica. Aos poucos, a musculatura corporal é alongada, fortalecida e alinhada; o abdômen tem toda a sua musculatura específica tonificada, o que faz com que a gente pare, espontaneamente, de forçar nossas costas ao fazermos qualquer esforço físico. O resultado desse fortalecimento são músculos saudáveis, postura correta e coluna muito mais flexível.

As articulações também são muito beneficiadas com a prática das aulas de Pilates. Os exercícios estimulam diretamente os movimentos articulares, prevenindo possíveis lesões naquelas pessoas saudáveis e, também, recuperando lesões já existentes.

Com o objetivo de promover consciência corporal, o Pilates exige total concentração e respeito ao nosso ritmo respiratório, permitindo que a gente tenha um grande controle sobre o nosso próprio corpo. Esse controle ajuda nas situações de estresse, reduzindo o nervosismo e as tensões. Além disso, com uma percepção mais aguçada sobre corpo e mente, é possível melhorar a respiração, além da nossa coordenação motora e nosso equilíbrio.

Viu só quantos benefícios o Pilates traz para você? Todos eles são incríveis tanto para crianças, como para gestantes, adultos e idosos. O corpo é trabalhado em seu todo e se fortifica na medida em que as atividades são praticadas. É por isso que os exercícios dessa técnica são indicados para diferentes objetivos. Eles melhoram a mobilidade e a agilidade, podem complementar seu treino esportivo e, ainda por cima, melhoram sua autoestima e qualidade de vida através de um corpo mais saudável, definido e tonificado.

Pilates emagrece? Essa é uma das principais perguntas feitas por quem pretende começar a praticar o método. Por exercitar o corpo, ele proporciona, sim, perda calórica. Mas como vimos anteriormente, esse não é o seu principal objetivo. Muito mais que isso: ele é sinônimo de equilíbrio e consciência! Conta pra gente aqui nos comentários se você pratica, já praticou ou se tem vontade de se exercitar e aproveitar ao máximo os benefícios do Pilates.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here