Fotoproteção

0
100
D3K9F7 Woman applying sunscreen on her arm on a beach

Olá meninas!

Com a chegada do verão é inevitável que as pessoas se exponham mais ao sol. Frequentar praias, piscinas, praticar atividades ao ar livre. Tudo isso é muito prazeroso, porém requer cuidados com a nossa pele. Por isso hoje vamos falar de um assunto importantíssimo: fotoproteção.

Os protetores ou filtros solares podem ser apresentados em diferentes formas: gel, creme, loção, pó, bastão ou spray. Eles são produzidos com substâncias que protegem a pele ao absorver ou refletir a radiação. A radiação UV incide sobre a Terra junto com a luz do Sol. Ela está dividida em dois tipos: UVA e UVB. A radiação UVA penetra profundamente na pele e aumenta o risco de reações, como câncer e fotoenvelhecimento. Mais intensa no verão e no período entre 10h e 16h, a radiação UVB atinge a pele mais superficialmente e provoca queimaduras e vermelhidão.

Assim, não devemos abrir mão do protetor, que precisa ser aplicado diariamente, mesmo quando o clima está frio, nublado ou chuvoso, pois mesmo nessas circunstâncias 80% dos raios solares conseguem ultrapassar as nuvens e atingir a superfície.

Ao escolher um fotoprotetor devemos sempre nos atentar ao seu rótulo. As melhores opções possuem “proteção de amplo espectro”, ou seja, protegem contra raios UVA e UVB.

O FPS (fator de proteção solar) indica quanto o produto é capaz de ampliar a proteção contra queimadura solar. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda o uso de protetores solares de FPS no mínimo 30. Produtos com FPS mais altos devem ser usados para os pacientes que possuem sensibilidade ao sol, casos de câncer de pele na família ou se estiverem em tratamento de pele. O FPS abaixo de 30 deve ser reservado para os pacientes de pele morena.

É imprescindível lembrar que para os praticantes de atividades físicas ao ar livre, é indicado o uso de protetores resistentes à água.

A aplicação do produto deve ser feita 15 minutos antes de se expor ao sol, de preferência sem roupa. A reaplicação deve ser feita a cada duas horas ou após períodos longos de imersão na água. A quantidade a ser aplicada é muito importante para sua eficácia. Abaixo a “regra da colher de chá” esclarece melhor:

dicas-de-fotoproteção

Lembrem-se que é muito importante o uso de barracas de praia, chapéus, bonés ou roupas apropriadas.

Aproveitem a melhor estação do ano sempre protegidas!

Beijos,

Dra. Lívia

Lívia Gori
CRM-SP: 164519
Médica dermatologista, especialista em medicina estética e tricologia

Livia Gori

 

 

 

 

SHARE
Previous articleSeja um voluntário – Fundação Crêser ♥
Next articleColesterol bom e ruim
A Best Fit foi criada em 2008 com o objetivo de oferecer produtos e artigos diferenciados, de uma maneira diferenciada. Nosso foco, desde o início, foi oferecer artigos esportivos, moda fitness e beachwear com alta qualidade e com a excelência no atendimento, o que só foi possível com a parceria dos melhores fornecedores do mercado e com o desenvolvimento constante de uma equipe comprometida, envolvida e atenta à satisfação do cliente. Oferecemos os melhores produtos, contribuindo para a qualidade de vida por meio das práticas esportivas! Além de uma grande variedade de roupas para fitness e artigos esportivos, a Best Fit tem um atendimento diferenciado, no ritmo do seu treino!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here