Adoçar sem calorias: Conheça os tipos de adoçantes

0
166

shutterstock_85624927

O adoçante é indicado para quem precisa de uma alternativa para manter sabor adoçado em alimentos e bebidas. Seja por necessidades fisiológicas ou até mesmo por uma alteração estética, os adoçantes são ideais para quem segue uma dieta sem abrir mão do paladar doce.

Diante de tantas formas de uso, foram criados vários  tipos de adoçantes,  resultando em agradáveis misturas de composições naturais e artificiais, para que possa ser aplicado em receitas  frias ou quentes.

Por isso, decidimos separar  para vocês a diferença entre os adoçantes, para que de acordo com o uso e sua dieta, você possa escolher a melhor opção.

 

  1. SUCRALOSE: Esse adoçante é feito através da cloração da sacarose, sendo o único adoçante derivado do açúcar. Possui um poder alto de adoção e resiste a altas temperaturas, sem estragar o sabor. Não apresenta nenhum efeito tóxico, nem efeitos carcinogênicos, reprodutivos e neurológicos. Não é metabolizada pelo organismo, sendo eliminado por completo em 24 horas pela urina(não possui resíduos que podem danificar o rim).

 

  1. CICLAMATO: O ciclamato é o adoçante sintético mais usado no setor alimentício da indústria, sendo ele aplicado através de bebidas dietéticas, geleias, sorvetes, gelatinas etc. Possui um baixo poder adoçante e agradável e semelhante ao açúcar refinado. Porém deve ser evitado por hipertensos, já que costuma aparecer na forma sódica, ou seja, combinado com sódio.

 

  1. SACARINA: Essa forma adoçante é extraída de um derivado do petróleo, o ácido sulfanoilbenzóico, apresenta um poder adoçante muito maior que o próprio açucar. Sozinha, em altas concentrações, a sacarina tem gosto residual amargo e metálico e, por isso, é normalmente associada ao ciclamato. O problema maior é que sua absorção é lenta, já que não é metabolizada, sendo excretada de forma inalterada pelo rim. Porém o benefício da sacarina é de utilização, já que é estável a altas temperaturas, podendo ser utilizada em preparações quentes.

 

  1. ASPARTAME: O adoçante de aspartame é produzido através de aminoácidos, encontrados normalmente nos alimentos: fenilalanina e acido aspártico. Possui sabor agradável e semelhante ao açúcar branco, possui potencial adoçante satisfatório, permitindo o uso de pequenas quantidades já que seu valor energético corresponde a 4 cal/g. Utilizado muitas vezes em refrigerantes diet, possui o seu sabor bastante parecido com o açúcar, sem apresentar residual amargo. Porém perde a doçura quando é esquentado. Sendo utilizado somente em bebidas frias, e somente para pessoas que não são portadores da doença rara fenilcetonúria (incapacidade do organismo de metabolizar a fenilalanina), ou gestantes.

 

5.ACESSULFAME-K: É utilizado em bebidas, sobremesas, gomas de mascar e adoçantes de mesa. O organismo o absorve, mas não metaboliza, o que significa que é eliminado tal como é ingerido sem complicações. É um adoçante considerado totalmente seguro e por se manter estável em qualquer temperatura.

 

  1. STEVIOSIDEO: Esse adoçante é natural, extraído da stévia, uma planta originária da Serra do Amanbaí, na fronteira do Brasil com o Paraguai. Seu poder adoçante é cerca de 200 a 300 vezes maior que o da sacarose, sendo o único adoçante completamente natural fabricado em escala industrial. É completamente seguro, porém deve ser utilizado em pouca quantidade já que o excesso pode deixar a bebida amarga.

 

Best Fit

by Amanda Bernardi

SHARE
Previous articleFibras, o melhor remédio!
Next articleO exercício físico mais completo
A Best Fit foi criada em 2008 com o objetivo de oferecer produtos e artigos diferenciados, de uma maneira diferenciada. Nosso foco, desde o início, foi oferecer artigos esportivos, moda fitness e beachwear com alta qualidade e com a excelência no atendimento, o que só foi possível com a parceria dos melhores fornecedores do mercado e com o desenvolvimento constante de uma equipe comprometida, envolvida e atenta à satisfação do cliente. Oferecemos os melhores produtos, contribuindo para a qualidade de vida por meio das práticas esportivas! Além de uma grande variedade de roupas para fitness e artigos esportivos, a Best Fit tem um atendimento diferenciado, no ritmo do seu treino!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here