Roupas de academia com proteção UV: O que são e como funcionam

0
210

 

Apesar dos raios solares trazerem muitos benefícios para a saúde do corpo como um todo, estimulando a produção de vitamina D, por exemplo, a longa exposição ao sol pode provocar diversos problemas de pele. Atualmente existem diversos produtos e artigos que previnem os efeitos nocivos da radiação UV, como as roupas com proteção solar.  

Os artigos esportivos, especialmente as roupas de academia feminina já contam com tecnologias que proporcionam uma proteção extra para a pele durante atividades físicas ao ar livre.

Contudo, antes de mostrarmos quais são as roupas com proteção solar feminina mais adequadas para o seu dia a dia, primeiro vamos entender como a radiação solar age sobre o corpo e de que forma a proteção UV protege a pele e os cabelos contra os raios ultravioletas. Acompanhe!

A influência da radiação UV na saúde da pele

Não importa se você está curtindo suas férias no litoral ou trabalhando na rua –  as chances de chegar em casa no final do dia e notar a pele avermelhada e dias depois, descamando, são bastante grandes. Esse fenômeno pode variar conforme a intensidade dos raios solares e o tempo de exposição da pele ao sol.

A radiação UV é classificada em três tipos diferentes: radiação UVC, UVA e UVB. A primeira é a mais nociva e prejudicial à saúde, pois atinge as camadas mais profundas da pele, aumentando as chances de desenvolvimento de câncer de pele.

Responsável por 95% da radiação que entra em contato com nosso corpo e rosto, a radiação UVA contribui para o envelhecimento precoce, alergias, manchas e câncer de pele. Já a radiação UVB causa apenas vermelhidão na pele, não oferecendo tantos riscos à saúde quanto os outros dois tipos de radiação ultravioleta.

Índices de FPU (Fator de proteção Ultravioleta) nas roupas de academia

Com o avanço da tecnologia a serviço da saúde, os protetores solares deixaram de ser os únicos meios para se proteger dos raios solares. Esportistas amadores ou profissionais agora têm nas roupas com proteção solar um cuidado extra na hora de treinar com conforto e segurança.

Tecidos comuns, presentes na maior parte de roupas de academia, costumam ficar úmidas com frequência, salvo aqueles fabricados com malhas em elastano e poliamida. Mesmo facilitando a transpiração do corpo, esses dois tecidos ainda pecam quando o assunto é proteção UV.

Para o público feminino, as roupas com proteção solar feminina se tornam excelentes aliadas dos exercícios físicos fora do espaço fechado da academia de musculação.

Confeccionadas em tecidos especiais mais conhecidos como malhas FPU (Fator de proteção Ultravioleta), esses artigos esportivos contam com fios têxteis de tramas mais apertadas, dificultando a passagem dos raios do sol.

Assim como os protetores solares, as roupas com proteção solar também contam com diferentes níveis de proteção, que podem variar entre 16 (mais fraco) e 50 (mais forte).

Na medida em que os fios têxteis ficam mais próximos uns dos outros, maior se torna o índice de proteção ultravioleta. A cor também é outro fator determinante na medição. O branco, por exemplo, apresenta FPU de 16, enquanto que o vermelho escuro, marca 29 e o preto, 34.

Roupas de academia com FPU entre 20 e 35 costumam bloquear em média quase 98% de radiação ultravioleta, enquanto que artigos esportivos com fotoproteção entre 40 e 50 são ainda mais eficazes na proteção da pele contra os raios do sol.

Como forma de trazer mais segurança e tranquilidade para o público esportista, os tecidos desenvolvidos em FPU são submetidos a constantes testes em laboratórios pelo INMETRO, que se baseia nas normas da ARPANSA (Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear). Dessa forma, a probabilidade de você comprar uma roupa para proteção solar é reduzida consideravelmente.

A partir do momento em que o FPU é incorporado na confecção das roupas de academia feminina, a prática esportiva, mesmo sob condições adversas de altas temperaturas, é amplamente beneficiada.

Como são feitas as roupas com proteção solar para praticar atividades físicas

Existem dois processos em que as roupas de academia passam para receber a tecnologia do FPU. No primeiro, as fibras à base de poliéster e poliamida, por exemplo, recebem uma quantidade de dióxido de titânio no seu material têxtil.

No segundo são os tecidos de algodão que ganham um aditivo foto protetor. Em ambos os casos, as malhas já estão prontas para bloquear a passagem dos raios ultravioleta, mantendo a pele protegida.

O banho químico aquoso proporcionado pelo FPU também auxilia na transpiração corporal, além de dispensar o uso de protetor solar nas partes cobertas pela malha, oferecendo maior durabilidade para as roupas de academia.

Confeccionados para refletir os raios UVA e UVB, os tecidos com tecnologia UV não permitem que a pele absorva a radiação, pois a partir do momento em que são vestidos, a blindagem contra os raios solares se torna automática.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here