Retenção de líquidos ou gordura localizada: você sabe diferenciar?

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Nós, mulheres, sabemos como é difícil lidar com as inconstâncias diárias dos nossos hormônios. Cada vez mais preocupadas em manter hábitos saudáveis em alimentação e exercícios físicos, sempre prestamos atenção em qualquer mudança na estética do nosso corpo. A retenção de líquidos e a gordura localizada são duas terríveis inimigas de quem quer manter o corpo em forma ou perder peso.

Sem dúvida você já passou por uma situação onde, de repente, aquela calça favorita já não fechava mais como antes ou aquele vestido tubinho que ficava perfeito agora já aperta mais do que de costume. Sempre nos perguntamos o que pode ter acontecido com o nosso corpo e o mais comum é que associemos esse “engorda” àquela gordura localizada que a gente insiste que tem. Não que não tenhamos, mas saiba que em grande parte das vezes, a balança pode estar te enganando e o causador dos quilinhos a mais é o inchaço provocado pela retenção de líquidos.

Dito isso, agora é preciso que a gente aprenda a identificar de maneira fácil o porquê daquela calça e vestido não servirem mais – e não só ficar culpando a possível gordurinha por essa mudança corporal. Seja devido à retenção hídrica ou, realmente, ao aumento da gordura no corpo, uma coisa é certa: não podemos ficar paradas, insatisfeitas com essa mudança sem tomar alguma atitude efetiva para mudar a situação. Até mesmo a nossa saúde pode estar correndo riscos. Se você busca a redução de medidas e um corpo em forma, precisa saber quando há aumento de gordura localizada ou quando o caso é retenção de líquidos, para que consiga tomar as medidas ideais para solucionar qualquer uma das duas possibilidades.

O que é retenção de líquido?

A retenção de líquidos nada mais é que o acúmulo de água entre as células, nos tecidos periféricos relacionados aos eletrólitos (como o sódio e o potássio). O que causa retenção de líquido pode ser a desregulação dos hormônios ou o consumo excessivo de sódio. Tá explicado aí o motivo das mulheres serem as que mais sofrem com esse incômodo, não é mesmo?

A retenção hídrica pode alterar o peso do nosso corpo em até 3kg, já imaginou? E aí, as partes mais afetadas pelo inchaço são a barriga (com aquele inchaço abdominal que a gente odeia!), as mãos, pernas e os tornozelos. O habitual no corpo humano é que acumulemos até 5% de água sem que o inchaço fique aparente; qualquer quantidade superior à isso já indica que algo não está funcionando normalmente. Ainda assim, é normal que ele desapareça e que o corpo volte ao normal pouco tempo depois dessa sensação de que o peso aumentou de repente. Caso persista por vários dias, é importante que você consulte um médico para verificar quais as reais causas do inchaço, já que ele também pode ter relação direta com alguma doença do fígado, dos rins ou da tireóide.

E a gordura, o que é?

A tão temida gordura localizada está ligada ao sobrepeso. É o acúmulo de tecido adiposo em regiões específicas do corpo, sendo causada pela união de uma má alimentação com o sedentarismo. O nível de gordura localizada que possuímos em nosso corpo precisa ser observado com atenção. A má alimentação e o sedentarismo não fazem bem para ninguém e, quanto maior o sobrepeso, maior a indicação de que precisamos mudar os nossos hábitos o mais rápido possível em prol de uma vida saudável.

Afinal, como identificar se possuo retenção de líquidos ou gordura localizada?

Não se desespere: vamos ensinar para você uma maneira muito simples de reconhecer o motivo do seu ganho de peso repentino!

Posicione o seu dedo indicador e o seu dedo polegar de modo a formarem uma “pinça”. Aí, pressione-os por 2 segundos sob a pele da região do seu corpo onde há um edema ou apresenta inchaço. Ao retirar os dedos, observe se a pele demorou a voltar à forma normal. Caso a resposta for positiva, o que você tem é retenção hídrica.

Saiba como diminuir inchaço ou como perder gordura localizada

Agora que você aprendeu a identificar esses dois males que as mulheres tanto têm pavor, basta reeducar os seus hábitos diários para solucionar o seu caso especificamente. Adotando algumas ou, até mesmo, todas as medidas que vamos mostrar para você, vai ficar fácil obter resultados satisfatórios caso o seu objetivo seja perder gordura ou reduzir o inchaço que a retenção de líquidos causa no seu corpo. A mudança de hábitos exige esforço e persistência, mas com o passar do tempo e com a chegada dos resultados, fica cada vez mais fácil e satisfatório manter-se saudável para uma vida leve e cheia de benefícios.

Para diminuir a retenção hídrica, é essencial manter o corpo sempre em movimento, praticando exercícios físicos e jogando fora de uma vez por todas o sedentarismo. Mantenha uma dieta saudável, sem excesso de sódio e de alimentos industrializados – combine nutrientes para que o seu corpo funcione em completa harmonia. Uma alimentação rica em alimentos diuréticos também faz toda a diferença na diminuição do inchaço. Abacaxi, melão, maracujá, alface, gengibre, melancia, couve, limão, hortelã, chá verde entre outros alimentos diuréticos são incríveis para ajudar você a reduzir drasticamente o inchaço corporal.

Agora, se o seu caso não diz respeito à retenção de líquidos, mas sim à gordura localizada, saiba que os procedimentos não são muito diferentes. Para alcançar a queima de gordura, a alimentação balanceada e rica em nutrientes aliada à prática constante de atividades físicas é chave para conseguirmos alcançar os resultados que quisermos: basta persistir! Se estiver difícil mudar os hábitos, não desista. Nosso corpo precisa de um período para se adaptar à troca de antigas práticas. Quando essa troca é feita por hábitos mais benéficos e saudáveis, é questão de tempo para ele se acostumar e passar a trazer os efeitos que tanto desejamos. Comer bem e se exercitar vai tornar-se extremamente prazeroso, acredite!

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